Formação de Cuidadores de Idosos

TÍTULO COMPLETO: Projeto Grupo de Cuidador de Idoso – Cuide bem e será bem cuidado. Com Fé no futuro construímos o presente.

INTRODUÇÃO

O crescimento da população idosa vem sendo observado ao redor do mundo. Este apresenta-se de forma mais acelerada nos países de terceiro mundo, inclusive no Brasil. Esse novo panorama traz consigo a necessidade de criação/reformulação de programas de educação em saúde que contemplem, por exemplo, a temática de prevenção de agravos e da promoção de saúde. O ideal não é apenas permitir que os indivíduos alcancem a terceira idade, mas proporcionar para estes um envelhecimento saudável, bem como preservação de suas funcionalidades e autonomia. Neste contexto, a CEFIP propõe estratégias, como o grupo de cuidador do idoso que orienta familiares e pessoas da comunidade interessadas, proporcionando o trabalho do conceito ampliado de saúde.

OBJETIVOS

Ampliar o conhecimento dos familiares e pessoas da comunidade local  sobre os processos de envelhecimento e suas implicações.

METAS

  • Estimular a prática do cuidado responsável com a saúde do idosos prevenindo complicações futuras a saúde;

PÚBLICO-ALVO

Pessoas interessadas.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

Ilimitado

DIVULGAÇÃO

Cartazes, convite dos membros da CEFIP e comunidade externa.

ATIVIDADES

O programa de educação ocorre na sede da CEFIP e é organizado pelos Teólogos Diaconisa Professora Anna; Episcopisa Professora Dra. Eliane e Bispo Dom Elias.

EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS

  • Utilizamos o espaço físico (sala) do Instituto de Educação Eclesiástica da CEFIP (podendo se estender as Igrejas filiadas e demais espaços disponibilizados;
  • Materiais também são disponibilizados pela CEFIP e parceiros (as);
  • Os participantes precisam arcar com um custo mínimo porque não conseguimos verbas de patrocínio.

RESULTADOS

É observado que as pessoas que se inscreveram no programa, finalizam o mesmo com bom aproveitamento. Motivo pelo qual, num segundo momento, optamos por aumentar a quantidade de pessoas inscritas. Observa-se também que os participantes do grupo passaram a utilizar mais e identificar os profissionais e serviços permitindo maior conhecimento dos determinantes sociais da saúde e potencial melhora da capacidade de resposta/efetividade das ações comunitárias com a promoção de melhoras das capacidades de resposta aos problemas dos familiares ou daqueles que trabalham formal ou informalmente como cuidadores de idosos.


           



Formados - Turma 001/2022
  1. +++
  2. +++
  3. +++
  4. +++
Formados - Turma 002/2022
  1. Isaias Fernando de Oliveira - 160 h.a.
  2. +++
  3. +++
  4. +++
Formados - Turma 003/2022
  1. +++
  2. +++
  3. +++
  4. +++

 

Um comentário:

Direitos humanos para humanos direitos.

 Esta semana iniciaremos o recadastramento de projetos, serviços e parcerias na nossa Coordenadoria de Direitos Humanos. Envolva-se que todo...