EMENTÁRIO


PORTUGUÊS

Processos de comunicação. Fonética e fonoaudiólogia. Morfofisiologia do aparelho fonador. As vogais. As consoantes. A estrutura da sílaba em português. Ortografia. Estrutura oracional. Pontuação. Sintaxe. Concordância. Regência. Crase.
Leitura ativa, analítica e crítica de textos. Planejamento e produção de resumos, resenhas críticas e textos dissertativos-argumetnativos.

INTRODUÇÃO A FILOSOFIA

O método e nomenclatura filosófica, com seleção de cem verbetes. Estudo histórico e critico dos sistemas filosóficos (Idealismo, racionalismo, empirismo, criticismo, existencialismo, positivismo e neopositivismo, intuicionismo, fenomenalismo) com o objetivo de familiarizar o aluno com o vocabulário filosófico, reconhecer a importância dos temas filosóficos e promover uma visão panorâmica da História da Filosofia.

INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA

Origens, desenvolvimento e configuração. Matrizes do pensamento sociológico; processos sociais e agrupamentos sociais, instituições sociais; estratificação social e mobilidade social; mudança social e desenvolvimento econômico social.

PSICOLOGIA DA RELIGIÃO

 psicologia, religião e fé. Principais correntes da psicologia da religião. Psicologia evolutiva da religião.: da criança, do adolescente e do jovem, da pessoa adulta. Maturidade psicológica e religiosa. Patologias. Estudo sobre a psicologia religiosa do povo. O aconselhamento espiritual e a orientação pastoral no ministério presbiteral. Teoria do Conhecimento

Introdução ao problema do conhecimento. Gnosiologia geral: o problema da certeza e da dúvida do conhecimento. Transcendência. Objetividade e subjetividade. Principais correntes: racionalismo, ceticismo, empirismo, criticismo. Tendências atuais.

HISTÓRIA DE ISRAEL

 Após a discussão do conceito história, percorrem-se as diferentes etapas da formação do povo, desde o período patriarcal até o período helenístico: Conceito antigo e moderno de história; Povos vizinhos de Israel ; Algumas características geográficas; Os Patriarcas de Israel; O Êxodo e a Conquista; A Constituição e a Religião de Israel antigo; A Monarquia; O Cisma religioso e político; O Exílio de Israel e de Judá; Ciro (persas) e a volta do Exílio; Gregos, egípcios e romanos.

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA

 O enigma do homem. A Antropologia Filosófica e as ciências humanas. Visão histórica das concepções filosóficas do homem. Posicionamentos filosóficos principais: materialismo, vitalismo, espiritualismo, etc. Os problemas centrais da Antropologia Filosófica. A questão do sujeito. As dimensões essenciais do ser humano: corpo, psique, espírito.

TEOLOGIA DO EVANGELISMO

Reflexão teológica e funcional sobre a fonte, significado, métodos, técnicas, estratégias e objetivos da evangelização e mordomia cristã. A reflexão é feita dentro de uma perspectiva bíblica, histórica, confessional e prática. Aborda princípios básicos da evangelização no contexto institucional. Trabalho de campo em agências de serviço diacônico e educacional. 

GREGO BÍBLICO

Leitura e tradução de textos do Novo Testamento. Estrutura da língua. Estudo de João 1. 1-10. elementos fundamentais da gramática grega do Novo Testamento: alfabeto e língua grega do Novo Testamento. Pronome, adjetivo, conjunções, verbos, preposições, pronomes, adjetivos e conjunções. Vocabulário de maior freqüência no Novo Testamento. Leitura e tradução da Literatura Bíblica. Conhecimento básico da fonologia. Morfologia e Gramática Grega. Aquisição vocabular de 1.000 palavras para capacitar o aluno à leitura de textos bíblicos em grego koinê, à utilização de ferramentas básicas (dicionários e léxicos) para tradução de textos e a identificação das estruturas simples da língua grega. Gramática do idioma grego koinê. Fundamentos de Análise Sintática para a Exegese. Método de Diagramação. Leitura, tradução com utilização do aparato crítico (léxico e dicionários). Conhecimento de 1.000 palavras até o final da disciplina. Utilização do método semiótico, hermenêutico - literário, histórico-crítico e social para dar noções básicas da sintaxe grega, ensinar a utilização de instrumental auxiliar para a análise exegética do Novo Testamento.

APOLOGÉTICA
                          
Carta a Diogneto
Aristides de Atenas: Apologia
Justino: Apologia I e Diálogo com Trifão
Taciano: Discurso contra os gregos
Atenágoras: Legação em favor dos cristãos; sobre a ressurreição dos mortos
Teófilo de Antioquia: os três livros a Autólico
Temas Polêmicos da atualidade relacionados à questão teológica

ÉTICA CRISTÃ

Ética enquanto disciplina teológica. Relações: ética-bíblica, ética ciências sociais, ética pessoal, ética social. Enfoques metodológicos e suas implicações para comportamentos sociais e pessoais. Ética Cristã e temas como: injustiça social-econômica, direitos humanos e políticos. Conceituação de Ética e Moral e suas relações.

METODOLOGIA DA PESQUISA

Processos, técnicas e procedimentos metodológicos da pesquisa científica. Trabalhos monográficos. Conceituações e distinções. Etapas da elaboração da monografia científica. Organização técnica do trabalho monográfico.

TEOLOGIA PASTORAL

Pastoral da Igreja no Brasil: introdução histórica e breve quadro das principais sistematizações recentes da teologia e da ação pastoral. Sistematização teológica. A pastoral, enquanto ação organizada da Igreja: anúncio, celebração e ação no mundo. As opções pastorais da Igreja latino-americana (Medellin, Puebla e Santo Domingo) e do episcopado brasileiro. As grandes linhas da ação pastoral da Igreja no Brasil: documentos básicos, principais linhas de orientação e ação.
Teologia da Educação Cristã

Conceitos fundamentais. Educação geral e educação cristã. Principais tendências e concepções pedagógicas. Processo educativo e aprendizagem. Bases da educação cristã. Planejamento de ensino e elaboração curricular para a educação cristã.

HISTÓRIA DAS RELIGIÕES
Oferece aos alunos um quadro teórico abrangente que possibilita a compreensão do fato religioso vinculado às suas condições de produção e reprodução. Analisa o fato religioso na história. As condições histórico-sociais como "matriz interpretativa" do fato religioso.
 Introdução Geral: Religião, possibilidades de uma definição, características. O fato religioso vinculado à cultura. As duas visões de cultura: como "propriedade indivisa de toda sociedade", e como sistema de poder.
Metodologias de abordagem do fato religioso enquanto fato histórico. A dialética das relações religião/sociedade. A Religião: reflexo "direto" das condições do real. A divisão social do trabalho e a Religião. Das religiões naturais às religiões universais.
A autonomia relativa do religioso; os agentes religiosos e o desenvolvimento das religiões; o comportamento religioso e suas repercussões na ética econômica; classes sociais e Religião. Religião como recusa ou aceitação do mundo. As classes privilegiadas e suas "teodicéias da boa sorte". Quadro histórico sumário dentro das perspectivas teóricas expostas.

TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA

Estudo dos aspectos hermenêuticos centrais da teologia de Schleirmacher, Barth, Brunner e Bultmann, e as implicações que têm sobre a elaboração do método teológico, na prática pastoral e reflexões teológicas das igrejas no contexto brasileiro e latino-americano nos dias atuais.

PSICOLOGIA PASTORAL
Apresenta os elementos básicos das principais síndromes neuríticas e psicóticas. Orienta a compreensão e a utilidade das mesmas para a prática pastoral de um modo geral e nos contatos mais personalizados em especial. Buscar esclarecimento pra eventuais aspectos [psico] patológicos da prática religiosa e discriminar as atitudes pastorais mais adequadas. O contexto social e cultural das patologias psicológicas; Dimensões psicológicas e religiosas da experiência humana. As principais síndromes neuríticas e psicóticas. Religião e saúde mental. Síntese dos principais estudos: principais abordagens. Estudos e posições contemporâneos. Atitudes pastorais diante das perturbações psíquicas. Significado terapêutico da religiosidade. Religião e stress. Religião e sentido da vida cotidiana: ritualizar as emoções. Valor psíquico da experiência religiosa.

INTRODUÇÃO A TEOLOGIA

 Natureza da Teologia. O método teológico. Os tratados teológicos. Princípios básicos da Antropologia Teológica. Elementos de Cristologia.
Religião e Revelação. As fontes da Revelação. Tradição e Sagrada Escritura. O Magistério da Igreja. Elementos fundamentais de Eclesiologia. Iluminação teológica de desafios e problemas hodiernos

INTRODUÇÃO A BÍBLIA

 Em primeiro lugar, a História de Israel e dentro dela o surgimento das diversas tradições (Javista, Eloísta, Deuteronomista, Sacerdotal) e diversos livros das Escrituras, Línguas, manuscritos, Cânon. Em segundo lugar estudar-se-á o relato bíblico e as teologias que influenciaram a redação dos diversos Escritos, mormente a Teologia da Promessa, a Teologia da Libertação e a Teologia da Aliança. O último capítulo contemplará a presença dessa Teologia no Novo Testamento.

HERMENÊUTICA E EXEGESE

Panorama histórico e conceitual dos diversos métodos de interpretação bíblica. Estudo dos métodos de interpretação das Escrituras, estudo das correntes hermenêuticas. Analise dos métodos de interpretação das Escrituras, estudos das correntes hermenêuticas. Tradução com utilização do aparato critico, léxico e dicionário. Conhecimento do material disponível a partir da gramática básica da língua. Conhecimento de 1000 palavras ate o final do semestre. Nações básicas da sintaxe da língua. Utilização de instrumental auxiliar para a analise exegética do Antigo Testamento.

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Das diferentes propostas jurídico-administrativas de governo eclesiástico. Planejamento e avaliação participativa. Ferramenta para planejamento,organização e execução de trabalho participativo. Comunicação, relacionamento interpessoais e estilo de liderança. Finanças, estudos de referencia teórica de modelos de administração. Diferenças e semelhanças entre administração eclesiástica e empresarial. Planejamento e avaliação da ação pastoral. Implementação de estruturas organizacionais nos diferentes níveis de atuação pastoral.

 INTRODUÇÃO A MISSIOLOGIA 

 Terminologia missionária. Missiologia: definição e cientificidade teológica. Natureza da missão. Atividade missionária da Igreja na amplidão das diversas situações missionárias. Missão no contexto teológico-pastoral latino-americano e brasileiro. Dimensão dialógica da missão. Missionaridade da Igreja Particular e da Paróquia. Espiritualidade, vocação e formação missionária.

 TEOLOGIA 
BÍBLICA

Análise crítica da metodologia da Teologia Bíblica.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA

 (DEUS E A HUMANIDADE)

Prolegomena. A teologia como ciência. A natureza da Teologia Sistemática. A doutrina de Deus. A doutrina do homem com relação a Deus.

(CRISTOLOGIA)
Compreender o desenvolvimento intrínseco da cristologia. Compreender a cristologia não apenas como discurso – elaboração teórica, mas compromisso – prática. Explicitar a profissão de fé a partir da prática de Jesus. Desenvolver a cristologia como a expressão histórica e culturalmente situada da compreensão que a comunidade tem de Jesus no decorrer de sua história – condições sócio-histórico-culturais em que a cristologia é produzida e valor do contexto histórico para sua compreensão. Compreender as imagens de Jesus e seu relacionamento com a realidade social e cultural.

 (PNEUMATOLOGIA)
Histórica e teologia da Doutrina do Espírito Santo. Reflexão bíblico-pastoral sobre a Doutrina do Espírito Santo. A ação do Espírito Santo na história. Elaborar um trabalho referente a presente temática. O Espírito Santo como Pessoa Trinitária agindo na história humana. O Espírito Santo na Bíblia, na Tradição Teológica e no Magistério. Sua incidência na experiência da Igreja dos Pobres e dos movimentos libertadores. Questões disputadas e relevantes na Pneumatologia.

(ECLESIOLOGIA)
A Doutrina da Igreja. Proposições bíblicas a respeito da natureza, missões e atuação da Igreja. O valor da Igreja Local. Evolução histórica das idéias eclesiológicas. Igreja, organismo vivo e dinâmico. Sistematização dos temas fundamentais da eclesiologia, capazes de proporcionar compreensão da complexa realidade.

(ESCATOLOGIA)
A centralidade do Reino de Deus como categoria fundamental e imprescindível para o tratado da escatologia. Elementos bíblicos, teológicos e magisteriais do juízo, Morte, Inferno e Céu. A escatoliga como um horizonte no conjunto da teologia, cuja centralidade é o Reino de Deus compreendido em sua articulação imanente e transcendente, temporal e eternal, histórica e trans-histórica.

Metodologia da Pesquisa Teológica

 Mapeamento do perfil, motivações e habilidades diferenciadas dos alunos. Aplicação de mecanismo de nivelamento. Glossário filosófico-teológico básico. Classificação das fontes documentais e das áreas de saber da Teologia. Visita guiada ao acervo da biblioteca. Itinerário de estudo e elaboração de trabalhos científicos em Teologia (fichamento, resumo, resenha, relatório, síntese teológica). Citações bibliográficas e Normas para o TCC e exame oral compreensivo do Bacharelado em Teologia.

Teoria do Conhecimento

A QUESTAO GNOSEOLOGICA E REFLEXAO FILOSOFICA
CEPTICISMO
VERDADE CONHECIMENTO E A REVOLUCAO CIENTIFICA
 CONHECIMENTO E A REVOLUCAO CIENTIFICALOGICA, LINGUAGEM E CONHECIMENTO.

Direitos humanos para humanos direitos.

 Esta semana iniciaremos o recadastramento de projetos, serviços e parcerias na nossa Coordenadoria de Direitos Humanos. Envolva-se que todo...